IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

NINGUÉM VIVE SÓ

O entrosamento entre os seres humanos é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. Aliás , como ninguém é feliz sozinho, as pessoas, principalmente os jovens, buscam sempre a companhia de outros, impulsionados pelo instinto gregário, ou impulso biológico que nos faz viver em grupo.

Os países do mundo inteiro procuram através das relações diplomáticas, o melhor relacionamento possível, tendo como objetivo primordial, o intercâmbio cultural, comercial e de tecnologia.

O isolamento de países, regiões e de indivíduos, provoca o atraso do seu desenvolvimento.

As áreas montanhosas isoladas do globo, como por exemplo, onde estão situados os países: Nepal e do Butão, observa-se que o ser humano ainda adota técnica primitivas na agricultura e na pecuária, o que é uma das causas do seu subdesenvolvimento. É por isso que a globalização atual (intercâmbio cultural, de pessoas e mercadorias sem barreiras alfandegárias) é um sucesso.

No plano individual, podemos lembrar os casos verídicos de crianças que acidentalmente foram perdidas na selva. Elas , quando foram encontradas anos depois, apresentavam comportamento igual aos animais: andavam de quatro, comiam carne crua, em vez de falar, emitiam sons, gritos . Isto , porque o ser humano desde pequeno imita os que estão em sua companhia . No caso dessas crianças, como não era possível ocorrer o processo de imitação social, elas prenderam com os animais, imitando-os.

Houve um caso de duas crianças gêmeas. Uma se perdeu na selva, enquanto a outro se desenvolveu na cidade. Anos depois quando a silvícola foi localizada e reconduzida à civilização, além de apresentar comportamento animal, tirou notas baixas em comparação com a sua irmã, nos testes de Q.I. ( Quociente de Inteligência) que lhes foram aplicados.

Muitos filmes já exploraram o tema em que estamos enfocando: mostraram histórias de personagens que , geralmente por naufrágio, acabaram vivendo isolados em alguma ilha. O resultado, era que a privação de contatos humanos, os transformavam em quase "bichos" .

Em suma, o que queremos aqui demonstrar, é que a vivência em grupo é fundamental para o desenvolvimento humano. Porém, é fundamental a gente refletir um pouco no poderoso poder de influência negativa proporcionado pelas más companhias principalmente na adolescência. Nessa idade, o futuro do jovem pode ser decidido. É na adolescência que o jovem pode embrenhar-se por este ou aquele caminho em se tratando da sua existência. E, como sabemos, existem caminhos sem retorno. "Diga-me com quem tu andas , e eu ti direi quem tu és" . Esta é uma frase feita que expressa muito bem o que queremos aqui enfocar.

" Foi um "amigo" quem me ofereceu o primeiro cigarro, quando eu tinha 14 anos. Foram os meus "amigos" que riram de min no dia em que fiquei com medo de fumar maconha. Foram eles quem me deram coragem para fazer o primeiro assalto... hoje, eu estou aqui na cadeia. Amanhã sairei em liberdade, mas já sei que não conseguirei emprego, e que terei de assaltar novamente para sobreviver, e, se não levar um tiro, com certeza voltarei para cá de novo. Que droga de vida! Só não me mato porque no fundo sou um covarde."

( Depoimento de um presidiário de 19 anos).

UMA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA


Ontem em uma classe da quarta série, quando eu fazia uma pequena palestra de Ensino Religioso, um menino de uns nove anos, que se identificou como evangélico, após perguntar qual era a minha religião. Bombardeou-me com perguntas e afirmações criticando o catolicismo. Isso ocorreu por que eu afirmei que Jesus era Deus por causa de seus milagres. Ele então pediu a palavra e cheio de energia, liderança e coragem, disse que Jesus não era Deus, mas sim, o Filho de Deus. E repetia. Em seguida ele disse vocês adoram bonecos (se referindo às imagens), Tentei responder mais ele continuava. Perguntou-me se eu orava para os santos ou se orava para Deus. Com muita dificuldade, eu comecei a responder. Porque ele continuava inquieto querendo falar mais. Eu disse. Agora é aminha vez. Eu ouvir você. Se você não me ouve como vou responder sua perguntas? Aí ele parou um pouco com aquela agitação que não era uma agitação própria de indisciplina. Admirei a liderança e a inteligência daquele moleque. Eu disse em resposta: Como eu disse no meu primeiro dia, eu não venho aqui para divulgar ou defender a minha religião. Nem tão pouco vim para falar mal de nenhuma outra religião. E em respeito às outras religiões, eu vou sempre cumprir o que prometi a vocês, de não falar de nenhum santo. Eu concordo com você de que não está muito certo as pessoas ficarem rezando diante de uma imagem. Você nunca me verá fazendo isso. Pode me seguir. Agora quanto o que você disse que Jesus não é Deus, está faltando estudo. Por que Jesus provou que era o próprio Deus através dos seus milagres.

Na próxima oportunidade vou fazer questão de conversar com esse garoto, quero conhecê-lo e explicar para ele que, muito embora eu concorde com ele a respeito da adoração de imagens, eu sigo a religião católica, que é a única que foi fundada pelo próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo. Sendo que as demais, foram fundadas por homens.

Caros irmãos em cristo: Na minha humilde opinião, eu considero que a nossa Igreja precisa urgentemente rever duas coisas:

1ª- Essa adoração de imagens por parte de alguns fiéis, o que nos torna alvo de severas críticas por parte dos nossos irmãos evangélicos, (apesar das sua lavagens cerebrais);

2ª-Tornar o celibato dos padres uma coisa não obrigatória. Assim, o padre que quiser ser celibatário, o será. O padre que não suportar as pressões do seu organismo, não precisa largar a batina, por que estará livre para construir uma família. Dessa forma teremos muito mais padres, e excelentes padres.

terça-feira, 28 de abril de 2009

SOMOS ESCOLHIDOS

“Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.” Mais uma vez Jesus insiste na prática dos seus ensinamentos. É preciso não somente crer, mais sim crer e praticar. Senão podemos nos tornar um novo Judas que acabou praticando ao contrário, ou seja, traindo o próprio Filho de Deus. "Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar."
“É nóis na fita”, como diz o novo ditado popular no Brasil. Somos nós que comemos o pão com Cristo, que comemos o pão que é o Cristo vivo, que proclamamos sua palavra a outros, e depois levantamos contra Ele o nosso calcanhar? Não! Isso não pode acontecer, prezados irmãos! Vamos rezar mais, se preciso jejuar, para que não cedamos às seduções do maligno que não cessa de tentar nos arrastar para longe Deus. Nós somos os mais visados por ele porque somos da linha de frente, somos missionários, somos escolhidos.

Nós somos o sal da terra, e temos que ter muito cuidado para não perder o nosso sabor. Para que possamos estar sempre menos indignos de servir a Cristo na grande e santa missão de evangelizar.

Por outro lado, se somos escolhidos e enviados por Cristo para anunciar a sua palavra. E Jesus nos garante:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”

É lógico, é claro, é simples e fácil de se entender. Os sacerdotes, os catequistas, os missionários, somos todos enviados por Jesus ao mundo. Se o Mundo nos receber bem, estará recebendo bem aquele que nos enviou. Eu sempre repito isso quando encontro algum tipo de resistência por parte de alguns jovens, em minhas “aulas” ou palestras de ENSINO RELIGIOSO nas escolas. Eu explico para eles que aquela atitude de descaso, indisciplina, ou rebeldia, não se dirige à minha pessoa, mas sim, para aquele que me enviou. Ou seja, o próprio Deus. Acrescento. Se Jesus aparecesse aqui entrando por aquela porta, vocês todos ficariam assustados, e teriam uma atitude de pleno respeito. Eu não sou Jesus, mas estou aqui para falar com vocês, por que Ele me mandou fazer isto.

Isto tem sido sempre um balde d’água na fervura deles.

Sal

Sal.salvideo@gmail.com