IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ZILDA ARNS

21/01/2010 - Quem recebeu Zilda Arns no céu?
Fonte: CNBB

Em oceano de dor, lágrimas,mortes, nossa querida irmã Zilda Arns partiu,do Haiti,para a Casa do Pai! Profetiza da esperança, esta notável mulher,cidadã do mundo,vibrante discípula missionária de Jesus,sempre anunciou a vitória da vida sobre a morte. Abraçou com entusiasmo, a recomendação do apóstolo São Paulo: “Sejam alegres na esperança,firmes na tribulação,perseverantes na oraação”. (Rm.12,12).

Na vida de nossa Zilda Arns, sempre contemplei a realização das palavras do poeta: “Nada é pequeno,quando a alma é grande”. Com a fibra de santa Teresa de Jesus, Zilda era animada por “determinada determinação” nas pastorais “ dos dois extremos” pelas quais entregou a vida: Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa. Incansável,inteligente,prática, formou coordenadoras, líderes! Não foi subserviente. Líder de punho firme esta adulta menina de Forquilhinha,na bela e Santa Catarina, foi tida por alguns como amante do poder, quando sua paixão eram as crianças pobres,carentes. Mulher livre,da “ liberdade que Cristo nos alcançou” (Gl.5,1), estabeleceu parcerias,visando sempre o bem das crianças sofridas. Nem sempre foi fácil,pois não faltaram os que viam limitações nos parceiros e conivências com eles. Certa ocasião,dizia-me Zilda: “ Não estou fazendo parcerias com mosteiros e sim com entidades,com as quais não concordo em tudo,mas que podem e devem promover o bem das crianças, dos pobres”.

De que fonte, Zilda Arns tirou tão gigantesca energia em seu agir,em sua vida ?

No último Natal, recebi da amada Dra. Zilda, mensagem que oferece resposta à esta indagação: ”Conhecer a Jesus pela fé é nossa alegria; segui-Lo é uma graça, e dar testemunho,na doação aos outros,é um serviço que ELE nos confiou”. Discípula missionária de Jesus e ,por Ele,apaixonada, Zilda,apóstola das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, viveu a mística do Reino:
“Eu tive fome e me deste de comer. Tive sede e me deste de beber...” (Mt. 25,31-46). Viveu a dinâmica do Evangelho que é a dinâmica da história, do outro,da justiça,do amor,da paz. Para a Igreja,não tenho dúvida alguma, é exemplo de leiga,marcada pela índole secular; trata-se de santa secular : esposa,mãe,médica,missionária! Seu endereço,agora,é o Coração do Pai, acolhida que foi,por Jesus-criança , Jesus dos cabelos brancos da pessoa idosa. De lá, abençoa,de modo especial, as Pastorais pelas quais doou a vida.

Dom Angélico Sândalo Bernardino