IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

segunda-feira, 8 de março de 2010

BUSQUE PRIMEIRO O REINO DOS CÉUS E O RESTO TE SERÁ DADO DE ACRÉSCIMO.

Ponha Deus em primeiro lugar

Pôr Deus em primeiro lugar significa não o confundir com as coisas que são deste mundo, sejam instituições políticas, tendências econômicas ou classes sociais. Na antigüidade, o César romano era imperador e, ao mesmo tempo, divindade. Quando Jesus disse, "Pois dêem ao César o que é do César e a Deus o que é de Deus" (Lc 20,25), estava estabelecendo a separação da instituição política de Deus.

Também não se deve confundir a Deus com as coisas que faz o homem. Curiosamente, em nome de Deus fincaram Jesus numa cruz e o assassinaram, pois os fariseus pensavam que era um mentiroso e estava se fazendo passar por Deus. Pensavam que para defender Deus tinham que matar Jesus. Paradoxalmente, mataram ao Filho de Deus defendendo o nome de seu Pai Deus.

Deus é o Criador de tudo no céu e na terra e é a fonte que dá e provem tudo. Está acima de tudo e de todos, superando o político, econômico e social. Certamente, Deus está presente e vive na Igreja, mas também transcende a Igreja e está em todas partes.
Deus sempre está onde exista um ser humano.

Devemos ter muito claro o lugar que deve ocupar Deus em nossas vidas e o respeito que Ele merece por ser a fonte de onde nasce tudo. Respeitar Deus implica amá-lo, honrá-lo, dar-lhe glória e não permitir que nada e nem ninguém ocupe seu lugar. Respeitar ao Criador significa vê-lo em todas partes e, sobretudo, em cada pessoa em cujo ser está Sua divina presença. Quem desrespeita a dignidade da pessoa não pode estar respeitando a Deus. Qualquer ofensa ou dano que se faz a alguma pessoa se lhe faz também a Deus.

Todos os seres humanos são Sua imagem e semelhança. Em todos os batizados está Deus de uma maneira plena. Portanto, cada ser é templo do Espírito Santo de Deus. Ainda nos não batizados existe a presença de Deus. No rico ou no pobre, em qualquer pessoa de qualquer raça está o Senhor e todo o ser humano merece respeito por isto.

Há pessoas que puseram no lugar de Deus seus bens temporários, tais como automóveis, dinheiro, etc. Há também pessoas que, no lugar preferencial de Deus, põem certas pessoas a quem idolatram, seja um artista de cinema, um desportista, um político ou um amante. Isto é um tremenda falta de respeito ao sagrado e divino que é Deus. É terrível, porque Deus sempre deve estar em primeiro lugar e nada nem ninguém pode substituí-lo ou suplantá-lo. Só há um Deus.

Muita pessoas põe preço a sua alma e vendem seu prestígio, fama, honradez e dignidade ao melhor concorrente. Preferem viver sem moral, com dinheiro e fama, que viver com moral e dignamente sem dinheiro, mas tendo sempre a Deus. Essas pessoas que renunciam à presença de Deus e fabricam seus ídolos, convertem-se em idólatras e ofendem a Deus, afastando-se de sua própria salvação.

Os homens devem respeitar também a natureza, que é obra de Deus, já que assim se assegura a futura sobrevivência do homem na terra.
Quando o homem destroça o que Deus criou, ofende a vontade divina. Ocorre o mesmo com o respeito ao progresso humano, seja no campo científico, econômico ou nos diferentes campos do saber. Tudo o que implique progresso positivo, só e bom se for desejado por Deus. Por isso, respeitar e cuidar do homem também é respeitar a Deus.

Respeitar o sagrado é pôr sempre Deus em primeiro lugar e não permitir que nada nem ninguém se ponha em Seu lugar. Você coloca Deus em primeiro lugar, ou o deixou de lado por seus deuses baratos ou mundanos? Respeite Deus e o coloque sempre em primeiro lugar.


Fonte: Autores Católicos

http://www.coracaodemaria.org.br/90anos/imagens/imprimir.gif

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ZILDA ARNS

21/01/2010 - Quem recebeu Zilda Arns no céu?
Fonte: CNBB

Em oceano de dor, lágrimas,mortes, nossa querida irmã Zilda Arns partiu,do Haiti,para a Casa do Pai! Profetiza da esperança, esta notável mulher,cidadã do mundo,vibrante discípula missionária de Jesus,sempre anunciou a vitória da vida sobre a morte. Abraçou com entusiasmo, a recomendação do apóstolo São Paulo: “Sejam alegres na esperança,firmes na tribulação,perseverantes na oraação”. (Rm.12,12).

Na vida de nossa Zilda Arns, sempre contemplei a realização das palavras do poeta: “Nada é pequeno,quando a alma é grande”. Com a fibra de santa Teresa de Jesus, Zilda era animada por “determinada determinação” nas pastorais “ dos dois extremos” pelas quais entregou a vida: Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa. Incansável,inteligente,prática, formou coordenadoras, líderes! Não foi subserviente. Líder de punho firme esta adulta menina de Forquilhinha,na bela e Santa Catarina, foi tida por alguns como amante do poder, quando sua paixão eram as crianças pobres,carentes. Mulher livre,da “ liberdade que Cristo nos alcançou” (Gl.5,1), estabeleceu parcerias,visando sempre o bem das crianças sofridas. Nem sempre foi fácil,pois não faltaram os que viam limitações nos parceiros e conivências com eles. Certa ocasião,dizia-me Zilda: “ Não estou fazendo parcerias com mosteiros e sim com entidades,com as quais não concordo em tudo,mas que podem e devem promover o bem das crianças, dos pobres”.

De que fonte, Zilda Arns tirou tão gigantesca energia em seu agir,em sua vida ?

No último Natal, recebi da amada Dra. Zilda, mensagem que oferece resposta à esta indagação: ”Conhecer a Jesus pela fé é nossa alegria; segui-Lo é uma graça, e dar testemunho,na doação aos outros,é um serviço que ELE nos confiou”. Discípula missionária de Jesus e ,por Ele,apaixonada, Zilda,apóstola das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, viveu a mística do Reino:
“Eu tive fome e me deste de comer. Tive sede e me deste de beber...” (Mt. 25,31-46). Viveu a dinâmica do Evangelho que é a dinâmica da história, do outro,da justiça,do amor,da paz. Para a Igreja,não tenho dúvida alguma, é exemplo de leiga,marcada pela índole secular; trata-se de santa secular : esposa,mãe,médica,missionária! Seu endereço,agora,é o Coração do Pai, acolhida que foi,por Jesus-criança , Jesus dos cabelos brancos da pessoa idosa. De lá, abençoa,de modo especial, as Pastorais pelas quais doou a vida.

Dom Angélico Sândalo Bernardino

domingo, 31 de janeiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


ENTENDENDO O QUE É ECONOMIA

A palavra "economia" é muito utilizada hoje com diferentes sentidos. Em geral, quando as pessoas falam em economia, estão falando em diminuir os custos ou em comprar algo com um preço inferior ao que se encontra comumente no mercado. É o uso proveitoso e moderado do dinheiro ou a arte de poupar.

Até mesmo a teologia usa o termo economia em sentido próprio quando fala em "economia da salvação", entendendo com isso o conjunto de bens necessários à salvação da humanidade.

Existe também a compreensão científica desse termo, segundo a qual economia é a ciência que estuda as leis que regulam a produção, a distribuição e o consumo dos bens materiais.

O texto-base da Campanha da Fraternidade ecumênica de 2010 não apresenta uma definição de economia. A compreensão do termo não foge muito das idéias apresentadas acima; ou seja, podemos compreender a economia como o conjunto dos bens produzidos pela sociedade e os princípios e meios utilizados para a sua produção, como a extração, a manufatura, o artesanato e a produção industrial.
De igual modo devemos levar em consideração as diferentes formas de distribuição de desses bens, como o comércio, a troca, as doações etc. As formas de utilização dos bens também são importantes na compreensão da economia.

Mas, para a Campanha da Fraternidade, o mais importante é responder à pergunta: qual é a finalidade da economia? Se é simplesmente o acúmulo financeiro, o individualismo, o consumismo e a manipulação das pessoas, a economia é imoral; mas, se é a satisfação das necessidades básicas de todas as pessoas, a garantia de direitos e a promoção do bem comum, então é uma manifestação da vontade de
Deus.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uma paz futura


A vida é difícil mais não é grave.

Precisamos começar a levar a série o nosso lado série,

e o resto virá por si só;

e a "trabalhar a si mesmo" ,

não é precisamente uma forma de individualismo doentio.

Uma paz futura poderá ser realmente tal e

Somente se primeiro cada um a encontrar em si mesmo.

Se todo o ser humano for liberto do ódio

contra o próximo, de qualquer raça ou povo,

se tiver superado esse ódio

e o tiver transformado em algo diferente.

talvez, a longo prazo, em amor, se não for pedir demais.

É a única solução possível.

( de Giuliana Martinari)

postado por Mª Elian

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CUIDADO COM A DENGUE

JESUS QUER QUE TENHAMOS VIDA EM ABUNDÂNCIA. POR ISSO VAMOS COMBATER A DENGUE,

Ioshiko Nobukuni, em Fevereiro 23rd, 2009 às 2:05 am Diz:

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, aspirador de mosquito,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
“O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.
-Médico mineiro inventou uma armadilha mortal para aedes aegypti. Já foi patenteado e breve teremos no mercado. Chegou nas farmácias o remédio homeopático para combater os sintomas da dengue. PRODEN, do Laboratório Almeida Prado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ECUMENISMO



CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2010

CAMPANHA ECUMÊNICA

Todos nós acreditamos que a Igreja de Jesus Cristo encontra-se verdadeiramente presente na Igreja católica romana, mas se encontra presente de diversas formas também em outras Igrejas e comunidades eclesiais. Por isso, existe uma comunhão entre a Igreja católica apostólica romana e as demais Igrejas cristãs, e essa comunhão é o fundamento do ecumenismo.

O Concílio Vaticano II afirma, no número 15 da constituição dogmática Lumen Gentium, que as outras Igrejas e comunidades eclesiais estão unidas à Igreja católica apostólica romana pelo batismo, pela fé no Ressuscitado e pela ação do Espírito Santo. O mesmo concílio elaborou um documento, chamado Unitatis Redintegratio, que trata
do ecumenismo. Esse documento afirma, no seu número 3, que existe uma comunhão real entre os membros das outras Igrejas cristãs e os membros da Igreja católica apostólica romana, embora essa comunhão seja imperfeita. O Diretório Ecumênico Católico Romano, publicado pela Santa Sé em 1993, reafirma essa verdade.

A Campanha da Fraternidade também viu a necessidade de assumir a dimensão ecumênica e por isso, a partir do ano 2000, surgiram as Campanhas da Fraternidade ecumênicas. Essas campanhas foram (e são) preparadas pelo Conic (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs). A CF ecumênica do ano 2000 teve como tema "Dignidade
humana e paz" e como lema: "Um novo milênio sem exclusões". Em virtude do
sucesso alcançado por essa campanha, a experiência foi repetida em 2005,
com o tem
a "Solidariedade e paz" e o lema: "Felizes os que' promovem a paz".

Neste ano de 2010 teremos mais uma campanha ecumênica, que deve
ser novamente expressão da comunhão existente entre nós e as demais Igrejas
e comunidades cristãs.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF