IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

domingo, 31 de janeiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


ENTENDENDO O QUE É ECONOMIA

A palavra "economia" é muito utilizada hoje com diferentes sentidos. Em geral, quando as pessoas falam em economia, estão falando em diminuir os custos ou em comprar algo com um preço inferior ao que se encontra comumente no mercado. É o uso proveitoso e moderado do dinheiro ou a arte de poupar.

Até mesmo a teologia usa o termo economia em sentido próprio quando fala em "economia da salvação", entendendo com isso o conjunto de bens necessários à salvação da humanidade.

Existe também a compreensão científica desse termo, segundo a qual economia é a ciência que estuda as leis que regulam a produção, a distribuição e o consumo dos bens materiais.

O texto-base da Campanha da Fraternidade ecumênica de 2010 não apresenta uma definição de economia. A compreensão do termo não foge muito das idéias apresentadas acima; ou seja, podemos compreender a economia como o conjunto dos bens produzidos pela sociedade e os princípios e meios utilizados para a sua produção, como a extração, a manufatura, o artesanato e a produção industrial.
De igual modo devemos levar em consideração as diferentes formas de distribuição de desses bens, como o comércio, a troca, as doações etc. As formas de utilização dos bens também são importantes na compreensão da economia.

Mas, para a Campanha da Fraternidade, o mais importante é responder à pergunta: qual é a finalidade da economia? Se é simplesmente o acúmulo financeiro, o individualismo, o consumismo e a manipulação das pessoas, a economia é imoral; mas, se é a satisfação das necessidades básicas de todas as pessoas, a garantia de direitos e a promoção do bem comum, então é uma manifestação da vontade de
Deus.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário