IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

AMOR AO PRÓXIMO ?

QUÉM É MEU PRÓXIMO? É o meu pai, minha mãe, meus irmãos, os vizinhos e todas aquelas pessoas com as quais eu convivo: na escola, nas brincadeiras, etc.

PARA QUE AMAR O PRÓXIMO? É para obter o amor do próximo. Isto é, se eu trato bem as pessoas, elas também vão me tratar bem. Se todo mundo fizesse assim, esse mundo seria uma maravilha: não haveria discussões, nem brigas, nem assassinatos... só coisas boas no relacionamento humano. Em outras palavras, a gente era feliz. É por isso que vale a pena “TRATAR OS OUTROS COMO A GENTE GOSTARIA DE SER TRATADO”

A nossa felicidade depende no nosso relacionamento com as pessoas. Se eu desejo para os outros o mesmo que eu desejo para mim, eu estou sendo esperto. Porque se eu trato os outros com amor, eles não têm como não fazer o mesmo comigo.

MAS AFINAL, O QUE VEM A SER TRATAR OS OUTROS COM AMOR?

É amando as pessoas como amamos a nós mesmo: E nós fazemos isso, respeitando, evitando uma briga, não roubando, não prejudicando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, ajudando, demonstrando interesse, compreendendo, falando bem, mostrando seus erros, corrigindo, não sendo falso, mas amigo de verdade, não fazendo fofoca, não estragando as coisas dos outros, não fazendo bagunça, não tendo inveja e não desejando o mal a ninguém, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais, tendo pena de um cego, mendigo, paralítico etc , sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não sendo fingido, não caluniando, não guardando rancor, não tendo ódio, não sendo preguiçoso, não divulgando os defeitos dos outros, não ofendendo, não fazendo gozação, em fim, procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.

Amizade é amor ao próximo

Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira, na sala de aula, etc. tudo é manifestação de convivência . E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, ou seja, desejando para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados.

O relacionamento pode ser ainda: FALSO, POR INTERESSE, OU SINCERO.

Falso: São pessoas que por de trás de você é uma coisa, e na sua frente é outra. Ex. o fofoqueiro.

Por interesse: Aquele ou aquela que só lhe trata bem quando precisa de você. Exemplo: o vendedor.

Sincero: Este é o amigo de verdade. É aquele que vê os nossos defeitos, cita-os, mas nos perdoa. É aquela pessoa que vive nos corrigindo porque nos ama, e quer o nosso progresso, não quer que sigamos o caminho errado na vida. É o amigo certo da hora incerta. Isto é, ele é amigo não só na hora da festa, mas na hora do enterro. Exemplo: Nossos pais, nossos professores, diretores, etc

Todas leis que existem no mundo, feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não) do segundo mandamento da lei de Deus ( ame o teu próximo como a ti mesmo). Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento ( amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de: cadeia, polícia, exércitos, usar a violência, processos, julgamentos, armas etc.

Quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a paz e a felicidade às pessoas: Amar a Deus e amar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário