IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

NINGUÉM VIVE SÓ

O entrosamento entre os seres humanos é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. Aliás , como ninguém é feliz sozinho, as pessoas, principalmente os jovens, buscam sempre a companhia de outros, impulsionados pelo instinto gregário, ou impulso biológico que nos faz viver em grupo.

Os países do mundo inteiro procuram através das relações diplomáticas, o melhor relacionamento possível, tendo como objetivo primordial, o intercâmbio cultural, comercial e de tecnologia.

O isolamento de países, regiões e de indivíduos, provoca o atraso do seu desenvolvimento.

As áreas montanhosas isoladas do globo, como por exemplo, onde estão situados os países: Nepal e do Butão, observa-se que o ser humano ainda adota técnica primitivas na agricultura e na pecuária, o que é uma das causas do seu subdesenvolvimento. É por isso que a globalização atual (intercâmbio cultural, de pessoas e mercadorias sem barreiras alfandegárias) é um sucesso.

No plano individual, podemos lembrar os casos verídicos de crianças que acidentalmente foram perdidas na selva. Elas , quando foram encontradas anos depois, apresentavam comportamento igual aos animais: andavam de quatro, comiam carne crua, em vez de falar, emitiam sons, gritos . Isto , porque o ser humano desde pequeno imita os que estão em sua companhia . No caso dessas crianças, como não era possível ocorrer o processo de imitação social, elas prenderam com os animais, imitando-os.

Houve um caso de duas crianças gêmeas. Uma se perdeu na selva, enquanto a outro se desenvolveu na cidade. Anos depois quando a silvícola foi localizada e reconduzida à civilização, além de apresentar comportamento animal, tirou notas baixas em comparação com a sua irmã, nos testes de Q.I. ( Quociente de Inteligência) que lhes foram aplicados.

Muitos filmes já exploraram o tema em que estamos enfocando: mostraram histórias de personagens que , geralmente por naufrágio, acabaram vivendo isolados em alguma ilha. O resultado, era que a privação de contatos humanos, os transformavam em quase "bichos" .

Em suma, o que queremos aqui demonstrar, é que a vivência em grupo é fundamental para o desenvolvimento humano. Porém, é fundamental a gente refletir um pouco no poderoso poder de influência negativa proporcionado pelas más companhias principalmente na adolescência. Nessa idade, o futuro do jovem pode ser decidido. É na adolescência que o jovem pode embrenhar-se por este ou aquele caminho em se tratando da sua existência. E, como sabemos, existem caminhos sem retorno. "Diga-me com quem tu andas , e eu ti direi quem tu és" . Esta é uma frase feita que expressa muito bem o que queremos aqui enfocar.

" Foi um "amigo" quem me ofereceu o primeiro cigarro, quando eu tinha 14 anos. Foram os meus "amigos" que riram de min no dia em que fiquei com medo de fumar maconha. Foram eles quem me deram coragem para fazer o primeiro assalto... hoje, eu estou aqui na cadeia. Amanhã sairei em liberdade, mas já sei que não conseguirei emprego, e que terei de assaltar novamente para sobreviver, e, se não levar um tiro, com certeza voltarei para cá de novo. Que droga de vida! Só não me mato porque no fundo sou um covarde."

( Depoimento de um presidiário de 19 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário