IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

sábado, 1 de agosto de 2009

CALENDÁRIO LITÚRGICO


As leituras feitas nas missas variam por conta do Ano Litúrgico. Este é um tipo de calendário que a Igreja Católica segue. É a partir deste calendário que a Igreja determina as orações eucarísticas (oração feita com toda a comunidade para a transformação da hóstia e do vinho em corpo e sangue de Cristo, contendo também pedidos para a vida do atual Papa, bispos, presbíteros e diáconos, vocacionados, irmãos que faleceram e todos que crêem em Deus e os que se mostram confusos em diversas situações) e as leituras que serão realizadas nas celebrações.
E como todo calendário, existem os dias que correspondem às solenidades, festas ou memórias de santos e beatos, entre outros tantos mais. Em tais momentos, a Liturgia se prontifica a organizar de forma diversificada, com o auxílio das equipes de ambientação e música, que ornamentam a missa e a Igreja através do que é estipulado no calendário litúrgico. Até as cores das estolas (parte que cobre a batina do presbítero ou diácono) do padre mudam a partir de determinada missa. Essa mudança, na maioria das vezes, é por conta do Tempo em que está situada a data.
Existem vários tempos durante o Ano Litúrgico. Aliás, o Ano Litúrgico começa no Tempo do Advento (período de quatro domingos que antecedem o Natal que tem como tema principal: a espera do Messias) e passa pelo Tempo do Natal (duração da véspera de Natal até a Epifania do Senhor), Tempo Comum (onde se apresenta Deus nas pequenas coisas da vida), Tempo da Quaresma (inicia-se na quarta-feira de cinzas e permanece até o Tríduo Pascal – neste tempo, por significar conversão, há as penitências e os jejuns a serem cumpridos como manda a Igreja Católica, portanto, a missa também tem um caráter menos alegre e costuma não possuir Glória, o que também ocorre no Tempo do Advento), Tempo da Páscoa (Começa no Tríduo Pascal – quinta-feira, sexta-feira e sábado da Semana Santa –, passando pela ressurreição do Senhor, sua Ascensão e finalizando com a vinda do Espírito Santo – Pentecostes) e, novamente, com o Tempo Comum.
É costume celebrar uma missa especial para marcar o encerramento do ano, por isso, em nível diocesano, ocorre a celebração da Festa de Cristo Rei (um domingo anterior ao Tempo do Advento). Por fim, há três anos diferentes na Igreja Católica (cada um com seu calendário próprio de leituras e evangelhos), classificados como anos A, B e C. Em cada Ano Litúrgico é lido um Evan-gelho Bíblico inteiro (Ano A – São Mateus; Ano B – São Marcos; Ano C – São Lucas; e o Evangelho de São João está em todos os anos), sem falar dos principais trechos distintos do Antigo Testa-mento, dos Salmos e das Epístolas (cartas de evangelização para povos pagãos) de São Paulo.

Lincoln Spada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário