IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ESCUTAR A VOZ DE DEUS

TRANSCRIÇÃO DO PROGRAMA O PÃO NOSSO DE CADA DIA, EXIBIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 13/06/08.VISITE I SITE : http://www.portalcatolico.org.br/main.asp?View={363AC4E0-D2D9-480F-89E2-45AECBF69A70}

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Os exegetas costumam dizer-nos que um texto deve ser entendido primariamente no seu sentido literal, isto é, o que o autor quis transmitir aos seus leitores quando escrevia. Mas pode dar-se o caso de um texto do Antigo Testamento ser usado num sentido sobrenatural porque Deus é também o autor das Escrituras e pode ter dado a algum texto um sentido que passou despercebido ao autor humano do mesmo.

A Igreja ainda conhece casos em que textos são adaptados a uma determinada situação, e eu gostaria de adaptar um texto do primeiro livro dos Reis, capítulo 19, à nossa situação de cristãos e católicos.

O texto fala de Elias em busca de Deus no monte Carmelo. Veio um vento impetuoso, mas o Senhor não estava no vento.

Depois do vento veio um terremoto, mas Deus não estava no terremoto; após o terremoto veio o fogo, mas o Senhor não estava no fogo, finalmente veio um murmúrio de uma brisa suave, então Elias se prostrou diante de Deus.

Nós também hoje repetimos a nós mesmos expressão de Elias: “O Senhor não está no barulho”.

É verdade. Se nós quisermos ouvir a voz de Deus, falemos o menos possível com outras pessoas durante o período de oração e o mais possível com Deus.

Quem está sempre extrovertido, quem vive sempre para fora, não é pessoa que escuta com freqüência a voz de Deus. Se a voz de Deus na época em que vivemos hoje é rara, é porque são raros aqueles que amam e prezam os momentos de silêncio.

E porque são raros aqueles que entram no seu quarto, fecham a porta e rezam ao Pai que está no céu.

Não é preciso que o quarto seja material, Santa Catarina de Sena doutora da Igreja afirmava que uma cela interior cada um de nós possui, e pode, quando quiser recolher-se dentro. Quantos minutos no dia você oferece à Deus?

Jesus Cristo é a Palavra do Pai. Jesus Cristo se comunica a nós através das páginas da Escritura do Antigo Testamento que O prepara e do novo que O apresenta.

Mas você é capaz de abrir a Sagrada Escritura, ler um pequeno texto, fechar os olhos e digeri-lo, perguntando a partir do texto lido como Deus naquele exato momento o interpela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário