IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O HOMEM, IMAGEM DE DEUS

Foi em Cristo, imagem do Deus invisível que o homem foi criado à imagem e semelhança do Criador. Assim como foi em Cristo, redentor e salvador, que a imagem divina, deformada no homem pelo primeiro pecado, foi restaurada na sua beleza original e enobrecida pela graça de Deus .

A imagem divina está presente em cada ser humano, em cada homem e em cada mulher. Ela resplandece na comunhão das pessoas, à semelhança da unidade das Pessoas divinas entre Si.

A pessoa humana participa da luz e da força do Espírito divino. Pela razão, é capaz de compreender a ordem das coisas estabelecida pelo Criador. Pela vontade, é capaz de se orientar a si própria para o bem verdadeiro. E encontra a perfeição na busca e no amor da verdade e do bem.

Em virtude da sua alma e das forças espirituais da inteligência e da vontade, o homem é dotado de liberdade, sinal privilegiado da imagem divina.

Mediante a sua razão e a consciência moral, o homem ouve conhece a voz de Deus que o impele a fazer o bem e a evitar o mal. Todos devem seguir esta lei, que ressoa na consciência e se cumpre no amor de Deus e do próximo. É através do exercício da vida moral que se confirma a dignidade da pessoa humana.

Desde o pecado original que o homem encontra-se dividido em si mesmo. São duas forças a puxá-lo. Ora para um lado ora para outro. E assim, toda a vida humana, quer individual quer social, apresenta-se como uma luta dramática , entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas. E somente em Deus por meio de Jesus, é que vamos ter as forças necessárias para nos desvencilhar das forças do mal e praticar o bem, fazer o que é certo e evitar o que é errado.

Deus nos enviou Seu Filho que pela sua paixão, livrou-nos de Satanás e do pecado e mereceu-nos a vida nova no Espírito Santo. Assim, Jesus nos salva através da sua graça restaura o que o pecado tinha deteriorado em nós.

Portanto, quem crê em Cristo torna-se filho de Deus. Esta adoção filial transforma-o, dando-lhe a possibilidade de seguir o exemplo de Cristo. Torna-o capaz de agir com retidão e de praticar o bem. Na união com o seu Salvador, o discípulo atinge a perfeição da caridade, que é a santidade. Amadurecida na graça, a vida moral culmina na vida eterna, na glória do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário