IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

terça-feira, 7 de julho de 2009

QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?


Uma professora incrédula disse certa vez na sala dos professores para quem quisesse ouvir: A Bíblia é um livro escrito por homens, e está cheia de lendas! Um aluno do colegial disse-me: Professor, qual é?! A Bíblia está cheia de sapo! Ele queria dizer que A Bíblia estava cheia de inverdades. Para nós que cremos, Deus é o verdadeiro autor da Sagrada Escritura. Tudo o que está escrito na Bíblia, realmente foi escrito por seres humanos. Porque Deus não desceu do céu e pegou a caneta e o papel e escreveu tudo aquilo. Portanto, é preciso entender e acima de tudo, crer, que pessoas escreveram a verdade divinamente revelada a eles. Ou seja, escreveram por inspiração do Espírito Santo, os livros da Sagrada Escritura. E a Igreja Católica, considera como sagrados e canônicos os livros completos do Antigo e do Novo Testamento com todas as suas partes, porque, foram escritos por inspiração do Espírito Santo, têm Deus por autor, e como tais foram confiados por Deus à própria Igreja. Em outras palavras, foi Deus quem inspirou os autores humanos dos livros sagrados. Assim, Para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, colocassem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria. Os livros inspirados por Deus ensinam a verdade. Portanto, tudo o que os autores inspirados ou hagiógrafos afirmam, deve ser tido como escrito pelo próprio Espírito Santo, por isso mesmo devemos acreditar que os livros da Sagrada Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus quis que nos fosse ensinada para a nossa salvação. Porém, precisamos deixar bem claro uma coisa. A fé cristã não é uma religião do Livro. O Cristianismo é a religião da Palavra de Deus. Não duma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo. Para que não sejam letras mortas, precisamos da iluminação do Espírito de Deus para bem entendê-la, interpretá-la e explicá-la aos demais.

O Espírito Santo, é o intérprete da Sagrada Escritura. Sem a sua luz, não vamos entender nada. É como aquele sermão que passa por cima da nossa cabeça e não entendemos uma palavra sequer. Na Sagrada Escritura, Deus nos fala do nosso jeito, usando a nossa linguagem, através de pessoas por Ele escolhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário