A coisa que o ser humano busca com toda a sua força é o bem estar, a alegria, a paz exterior e interior ( consigo mesmo), e isso tudo , em uma só palavra, chama-se felicidade! Mas o que vem a ser mesmo a felicidade? Será que é somente isso?
Para o grande filósofo Sócrates, "felicidade é uma coisa interior, e é determinada racionalmente pelo que é o homem . Ou seja, é pela essência do ser humano que se conhece a sua felicidade ( ou o seu valor). Conheca-te a ti mesmo, - dizia Sócrates - desce até as profundezas ( do teu ser ) onde habita o teu gênio interior, onde te tornas consciente ( conhecedor) das exigências de tua essência, e do valor da tua alma a qual é um universo em si mesmo. Ser feliz não é possuir riquezas ou boa saúde.
A felicidade, porém, não é apenas ser favorecido pelos deuses, isto é, ter boa sorte. (eutiquia) a qual depende das condições exteriores ( a nós) e dos acidentes propícios do acaso ou de uma busca empírica (experimental).
A felicidade é o proceder bem, e o perfeito êxito no agir, (eupraxia). Ser feliz é ter uma alma boa.
A felicidade e boa conduta são uma só e mesma coisa. Felicidade e bem agir são identificados (isto é, feliz é aquele que se comporta bem). Mas insistindo antes de tudo no bem. É o bem que constitui a felicidade. A felicidade não consiste nos bens materiais e nas coisas precárias do mundo exterior. A felicidade consiste nos bens que convém a alma e à essência do homem, cujo poder de conhecimento e de discernimento racional (percepção do que convém e do que não convém) é a marca específica e a sua própria força.
A felicidade consiste nos bens duradouros que existem dentro de nós, ( ou seja, no ser e não no ter). Consiste em ter um espírito liberto de preocupações, dedicado aos belos conhecimentos e à verdade.
Felicidade consiste em saber pensar. Portanto ela está ao alcance de nossas mãos. Basta-nos procurá-la onde ela se encontra.
O bem agir (bom comportamento) e a boa conduta, sendo a perfeita realização (satisfação pessoal, estar contente consigo mesmo) da natureza humana, deve ser ou arrastar, de uma só vez, a perfeita satisfação e dos desejos de nossa natureza, isto é, o que chamamos felicidade." ( Sócrates).
A psicologia nos ensina que não é o que você está fazendo, ou com quem você está conversando, ou onde você está, etc, que lhe traz felicidade. Mas sim o que você pensa ou sente sobre o que você está fazendo, sobre quem você conversa, ou sobre onde você está, etc, que lhe faz feliz. Em outras palavras, felicidade é uma maneira de pensar ou de sentir. É simples. Em outras palavras, se você está jogando bola e gosta de fazer isso, você está feliz. Ao contrário, você está dançando mas odeia isso, está na cara que você não está feliz. Concorda?
Para quem tem fé, o amor de Deus nos ensina que a verdadeira felicidade não está nas riquezas ou no bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em qualquer obra humana por mais útil que seja, como o computador, o carro, uma linda casa, as artes musicais, nem em outra criatura qualquer, mas apenas em Deus, fonte de todo bem e de todo amor.
A riqueza é o grande "deus" atual. Sendo assim se mede a felicidade de uma pessoa pelo tamanho da sua fortuna e, segundo a fortuna, medem também a honradez... Tudo isso provém da convicção de que, tendo riqueza, tudo se consegue. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais da mesma forma que a fama... A fama, o fato de alguém ser conhecido, famoso, de estar sempre aparecendo nos noticiários, ( o que poderíamos chamar de notoriedade da imprensa), chegou a ser considerado um bem em si mesmo, um sumo bem , um objeto de verdadeira veneração, e, portanto causador de felicidade. Tudo isso, muito embora possa nos trazer momentos de êxtase, alegria ou diversão, não passa de ilusão! A verdadeira felicidade não está aí. Mesmo porque não existe felicidade completa nesta vida terrena. A felicidade plena e verdadeira acontece na segunda fase da nossa existência, aquela que dura para sempre, por isso se chama de vida eterna. E, para ser feliz nesta vida futura, às vezes precisamos passar por alguns apertos nesta vida, talvez nos privando de alguma coisa, para poder ajudar alguém que precisa de nós. Exemplo: deixar de ir a uma festa para ficar com a minha avó no hospital... Agindo assim, eu me doei a alguém num ato de amor. E só é feliz quem ama a Deus e ao seu irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário