IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A INVEJA MATA


(Pode ser usada na cura do paralítico)

Infelizmente a inveja faz parte da natureza humana. Jesus foi invejado pelos líderes judaicos, pois antes do Mestre, só dava eles. Por isso não se conformavam de Jesus falar com tamanha autoridade, e de arrasar ao fazer os seus milagres. Quem ele pensa que é para perdoar pecados? Disseram quando Jesus curou o paralítico. A inveja está em todo lugar onde existem pessoas. Irmão tem inveja de irmão, um professor tem inveja do outro, amigo tem inveja de amigo, garota tem inveja de outras garotas, e assim por diante. Não seria pecado dizer que o Padre Marcelo Rossi é muito invejado!

Mas apesar de ser um pecado, a inveja está ligada ao nosso impulso para o progresso pessoal. Um jovem quando passa por outro jovem na rua, eles se comparam para ver se são do mesmo nível sócio-econômico, quem tem a melhor forma física, etc. A garota também. Ao ver a outra, procura se ela é do seu nível, se a sua beleza é real ou fictícia e sei lá mais o que. Em fim pessoas de todas as faixas etárias se comparam, e podem sentir inveja quando percebem que está em desvantagem em relação ao outro. Mas é no emprego que a inveja é realmente um “bicho muito feio” pois, pode ser a causadora de grandes injustiças. Um funcionário ou funcionária para poder subir de posição na empresa, às vezes são capazes de inventar as calúnias mais sujas a respeito de outros colegas.

A inveja não só pode como deve ser controlada e combatida por nós com a ajuda de Deus, através de muita oração. É inadmissível que um cristão fique alimentando sentimento de inveja com relação ao seu colega de trabalho, seu vizinho ou mesmo com relação ao seu irmão que venceu na vida.

Casos terríveis já ocorreram na face da Terra movidos pelo sentimento de inveja. A irmã mais velha que não era tão bonita, fica com inveja da irmã mais nova que é linda e já está de casamento marcado. Não admitindo o fato de ficar para titia, a mais velha tenta esganar a mais nova enquanto ela dormia.

E infelizmente, os lugares mais santos das várias religiões do mundo não estão livres da inveja. É muito doloroso saber que às vezes podemos ser brecados em nossas comunidades onde estamos desenvolvendo excelente trabalho, só por causa de inveja. Por que estamos ofuscando quem está acima de nós. Aí aquele que é de outra religião pergunta. Mas até neste ambiente santo acontecem coisas assim? Resposta para ele: Sim. Porque somos humanos, ridículos e limitados que só usamos dez por cento da nossa cabeça animal, e isso também acontece com certeza lá na sua igreja.

A inveja é pecado e tem de ser combatida por nós, tem de ser confessada ao padre. Não tem cabimento, é inadmissível, em um ambiente de comunidade cristã , a ocorrência de atitudes de inveja, que às vezes se manifestam disfarçadamente em piadinhas, indiretas, brincadeirinhas de mal gosto, etc. Isso não fica bem, pega muito mal e apesar de ser da nossa natureza, precisamos a todo custo nos vigiar , como disse Jesus, vigiai e orai para não cair em tentação. A tentação de passar o outro para trás não por que ele não se adaptou, mas por que ele é mais competente que você. Qual deve ser a atitude de um cristão? O cristão, a cristã, deve reconhecer as qualidades do outro irmão ou irmã, e parabenizá-lo (a) em vez de ficar com inveja. Assisti uma vez, um acontecimento exemplar. Em uma certa paróquia, a responsável pelo coral das crianças, cantava relativamente bem, e tentava conduzir as crianças para o canto da missa das crianças. Certo dia, uma senhora apresentou ao padre uma jovem talentosa que tinha uma voz linda e estudava música. Quando a dirigente do coral ficou sabendo, fez questão de colocá-la no coral, admirou realmente (sem nenhum fingimento) a sua linda voz, e a convidou para dirigir o coral em seu lugar. Isso é exemplo de humildade, de reconhecimento dos dons do outro, e de ausência total de inveja.

Por que não faremos o mesmo? Vamos a partir desta reflexão, nos vigiar, e procurar lá no meio de nossos pensamentos e nossas atitudes com as pessoas com as quais convivemos seja lá onde for, se não estamos alimentando sentimentos de inveja. Isto Porque, comumente acontece que sob o disfarce de estar mostrando trabalho na coordenação, ou na chefia, que estamos fazendo correção fraterna, podemos estar é colocando a tona defeitos de outra pessoa sem nenhuma necessidade.E tudo isso, na verdade acontece por causa da “marvada” inveja.

A inveja mata, diz o ditado popular. Mata a nossa alma, mata a nossa paz, nossa alegria, por que logo vem o sentimento de culpa quando passamos a rasteira no outro. A inveja também mata o nosso estado de graça, que é a união com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário