IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

SACRAMENTOS

Para cursos de Crisma

INTRODUÇÃO

Os sacramentos são gestos, são sinais de fé. Jesus nos deixou sete sacramentos que são: Batismo, Penitência ou Confissão, Eucaristia ou Comunhão, Ordem (ordenação), Matrimônio (casamento), Unção dos enfermos e Crisma ou Confirmação.

Os sacramentos são a obra prima de Deus. São como forças que saem do corpo de Cristo ( a Igreja). Os sacramentos servem para santificar as pessoas e cultuar a Deus. A Palavra "Jesus" significa: "Javé" (Deus) salva.

Jesus salva. No céu: dá-nos a felicidade completa. Aqui na Terra, ensina, cura, liberta...

Como Jesus salva aqui? O cego teve fé, confiou em Jesus e ficou curado. O esquema é o seguinte: Pessoa + + Jesus = Salvação. Com o sacramento acontece o mesmo esquema: Pesoa+ Fé + Palavra e Gesto de Jesus = Graça alcançada, Dom.

Os sacramentos, portanto, são sinais ou gestos eficazes da graça que foram instituídos pelo próprio Cristo e confiados a Igreja, através dos quais nos é dada a vida divina. ( Eficaz = significa que realiza). Assim os sacramentos possuem partes que são imutáveis. Veja o que diz o Catecismo da Igeaja Católica: 1205. «Na liturgia, sobretudo na dos sacramentos, existe uma parte imutável — por ser de instituição divina — da qual a Igreja é guardiã, e partes susceptíveis de mudança que a Igreja tem o poder e, por vezes, mesmo o dever de adaptar às culturas dos povos recentemente evangelizados» (79).

A parte que se pode e até deve mudar, fazparte da inculturação da Igreja.

Os sacramentos funcionam, isto é, são eficazes porque neles é o próprio Criste que age. Por exemplo: é o Cristo que perdoa na confissão. Isso não quer dizer que funciona de modo automático. É necessário a fé, a colaboração, e o esforço de quem recebe o sacramento.

Quem celebra os sacramentos? É o Cristo todo, ("Corpo e Cabeça") isto é a Ireja. Mas os membros todos não têm a mesma função (Ro 12,4). Certos membros são chamados por Deus, na Igreja, a um serviço especial na comunidade. Para isso recebem uma ordenação.

BATISMO : Porque a gente precisa ser batizados? Porque Jesus mandou: "Ide, fazei que todos se tornem discípulos (meus seguidores) batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ensinei" (Mt 28,19...). E Jesus disse isto após a sua ressurreição.

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. É a porta que abre os demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado, e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja.

A palavra BATISMO, vem do grego, BAPTIZEIN e que significa mergulhar, imergir. O mergulho na água significa o sepultamento do catecúmeno ( da pessoa a ser batizada) na morte de Cristo, da qual com ele Ele ressuscita como nova criatura.( 2 Cor. 5,17; Gl 6,15).

O batismo é o banho da renovação no Espírito Santo. É o nascimento a partir da água e do espírito. Sem o batismo ninguém pode entrar no Reino de Deus (Jo 3,5).Pois o batismo é a luz verdadeira que ilumina o homem ( Jo 1,9).

No Batismo, Deus realiza pelos sinais vizíveis dos sacramentos, maravilhas invisíveis.

Os principais efeitos do batismo, são: Quem é batizado torna-se filho de Deus, membro de Cristo e da Igreja, todos os pecados são perdoados.

Como é feito o batismo: mergulhando na água ou derramando água na cabeça enquanto se diz "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

O batismo é indispensável? Sim. Porém, se uma pessoa não batizada morrer por causa da fé, ou se nasceu e viveu isolado, em uma selva onde não havia sacerdote... ou mesmo outra pessoa para batizá-la, e durante a sua vida procurou fazer a vontade de Deus, com certeza essa pessoa será salva pelo amor de Deus. Outro exemplo são as crianças que morrem sem o batismo, a Igreja nos ensina que tenhamos confiança que Deus irá slavá-las.

Quanto a nós, que fomos batizados e que temos fé, todo dia antes de dormir, na nossa oração diária, a qual deve começar pelo pedido de perdão pelos erros cometidos durante o dia que passou, seria importante nos perguntar, antes de tudo, será que eu vivi hoje o meu batismo? Ou seja, procedi ou me comportei como um filho de Deus e irmãos dos outros?

CONFISSÃO OU PENITÊNCIA: Confissão é o sacramento pelo qual Jesus perdoa quem está arrependido, confessa, faz propósito de não pecar e cumpre a penitência. Arrepender-se é ficar chateado pelo pecado cometido. Propósito é a disposição, ou a decisão de esforçar-se para não pecar. E querer cumprir a penitência.

Por que confessar ao padre? Porque o padre é o ministro (instrumento) de Deus. Porque Jesus disse aos primeiso padres, os apóstolos: "Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados. Aqueles aos quais retiverdes (que não perdoardes) ser-lhes-ão retidos( não serão perdoados).

Que é preciso para fazer uma boa confissão:

1 - Pensar nos pecados – Examinar a consciência, lembrando de todos os pecados,principalmente aqueles que a nossa consciência nos estiver acusando.

2 - Arrepender-se: Lembrar que Deus é tão bom para comigo, por que eu fiz o mal diante dos seus olhos pecando contra Ele e o meu irmão? É querer limpar-se dos pecados para reaproximar-se de Deus, pois longe Dele não há felicidade.

3 - Propósito: Prometer que não vai fazer mais aquilo. Ou melhor, prometer que vai tentar não fazer ... que vai se esforçar para melhorar. Isso porque devemos ter um propósito prático e viável. E não dizer: eu prometo que não vou fazer isso nunca mais, mas sim, prometer que vai fazer uma força para corrigir os próprios defeitos.Deus sabe que somos imperfeitos, e às vezes habituados ou até viciados a fazer certas coisas erradas como por exemplo,o cleptomaníaco (vício de roubar pequenas coisas).

2- O que Deus quer de nós é o nosso esforço para melhorar.E isso só conseguimos com a sua ajuda.

É importante pensar que Deus me ama do jeito que eu sou, que Deus me perdoa e quer que eu seja melhor.

4 - Confissão : É relatar ou contar ao sacerdote os pecados. Não precisa detalhar, não precisa dizer tudo nos mínimos detalhes, mas sim, o que me parece mais grave.

5 - Cumprir a penitência: Que geralmente, o padre nos manda rezar um pai-nosso e uma Ave Maria, ou coisa assim.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A CONFISSÃO:

Que perguntas você gostaria de fazer sobre a confissão?

A - Durante o sono ( no sonho) a gente não peca.

B - Podemos pecar por pensamentos. Por exemplo: Um pensamento que me passou pela cabeça, não é pecado. Porém, se eu alimentar esse pensamento, fazendo planos... aí é pecado.

C - Não é errado o fato de eu ter esquecido um certo pecado na confisão. Mas se eu não querer dizer um pecado por vergonha, é pecado.

D - Se eu não quizer dizer um pecado leve, tudo bem. Mas se é um pacado grave, não pode.

E - Não precisa ficar preocupado em dizer seus pecados. O padre não vai dizer a ninguém.

F - Quem confessa e continua pecando, não deve ficar preocupado em não pecar após a confissão. ( não ficar pensando: "eu sei que vou para o inferno se pecar...".) O certo é pensar. Deus é tão bacana comigo. Porque eu vou fazer isso? Por que vou pecar?

G - Devemos confessar pelo menos uma vez por ano, mas em caso de pecado grave devemos confessar imediatamente.

H - Devemos saber o ato de contrição. Mas se não me lembrar de nada, na hora que o padre dá a absolvição, eu posso rezar junto com ele, dizendo: mais ou menos assim: Meu Deus tende compaixão de mim. Perdoa-me e me ajude a não pecar mais!

Jesus. Estou arrependido de ter pecado. Perdoa-me eu quero melhorar. Perdoa-me!

I - As pessoas que sempre se confessam, sabem: este sacramento dá a paz, alegria e disposição para uma vida mais cristã.

EUCARISTIA OU COMUNHÃO:

Cristo, usando a pessoa do padre, é que oferece o sacrifício ( a missa). Em Cada missa atualiza, isto é, “re-apresenta” o sacrifício de Cristo e toda a sua vida. Por isso, a oração mais importante que pode haver é a missa. É Cristo que se oferece ao Pai e nós nos oferecemos com Ele.

É por isso que a missa é um sacrifício. Porque ela torna presente o sacrifício de Cristo. Por sacrifício entendemos: o oferecimento de uma vítima, que geralmente era um cordeiro, que era morto e consumido pelo fogo. Na missa, a vítima é Jesus, que é oferecido ( no ofertório). Jesus é vítima e sacerdote. O padre é apenas instrumento. Na missa Jesus não morre. A sua morte é atualizada na missa, isto é, é mais do que relembrada. O fato é tornado presente, Cristo na hóstia. Na missa, a vítima, (Cristo) é consumida ( comida por nós na comunhão). É indispensável participar bem da missa. Acompanhando as orações e cantos, não me distraindo nem distraindo os outros, comungando ( para isso é preciso estar preparado), e levando a missa para casa, para o trabalho, para a escola, etc.

Quando o padre repete o que Jesus mandou na hora da consagração, a hóstia se torna Jesus vivo. Isso acontece porque Jesus disse. " Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente...

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... ... permanece em mim e eu nele" ( Jo 6, 51.54.56).

"O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele... ...o que comer a mim viverá por mim... ( Jo 6, 48.59)

Jesus disse ainda na última ceia: "Isto é o meu corpo... ...Este é o cálice do meu sangue" Por isso é que cremos. A hóstia consagrada é Jesus inteiro: corpo, sangue, alma e divindade.

Quem não pode comungar? Que não está preparado. Quem cometeu um pecado grave e não confessou.

COMO FAZER UMA BOA COMUNHÃO:

Em primeiro lugar, devemos confessar. Depois participar bem da missa. Após engolir a hóstia devemos ter uma atitude de recolhimento e oração em momento de grande concentração e respeito, pois Jesus está dentro de nós. É a melhor hora para pedir, pois Ele prometeu: "Quando estiver em mim e eu em ti, peça o que quiser e eu te darei".

Quantas vezes podemos comungar? Quantas forem as missas que eu participar. Eu só preciso estar preparado, e estar em jejum uma hora antes da comunhão.

Na eucaristia Cristo está vivo e presente, portanto a eucaristia nos dá:

Alimento: que nos fortalece para que possamos combater os nossos defeitos e evitar as tentações.

Alegria: A verdadeira felicidade de estar junto de Cristo. O sorriso sincero, otimismo gerado pela confiança em Deus.

União: Amizade sincera. Pois não existe verdadeira união sem Cristo.

Na eucaristia Jesus se dá a nós nas espécies de pão e de vinho. Na eucaristia Cristo está misteriosamente presente como alimento. "O meu corpo é verdadeiramente comida" . Sem o alimento da eucaristia o cristão fica fraco, a atuação do Espírito Santo nele é menor. Pela eucaristia podemos viver na amizade de Deus dentro de nós, na plenitude da graça, isto é,3 estamos em estado de graça., e na amizade com Deus e com os irmãos. E protegidos de todos os perigos. Pois se Deus está comigo, quem poderia contra mim?

ORDEM : ordem é o sacramente graças ao qual a missão confiada por Cristo aos apóstolos continua sendo exercida na Igreja.

Compreende 3 graus: episcopado (faz bispos), presbiterado ( faz padre ) e diaconato ( faz diácono).

Textos bíblicos: (2 Tim 1,6; 1 Tim 3,1; Tito 1,5.)

O sacramento da ordem é conferido pela imposição das mãos seguida de oração consagratória que pede as graças para o candidato exercer bem o ministério.

Os padres ( presbíteros) com o bispo forma o "presbitério" responsável pela diocese.

Para ser padre a pessoa precisa ser homem batizado e de vida cristã comprovada com muita fé.

MATRIMÔNIO ( CASAMENTO): O sacramento do matrimônio ajuda o casal a se amar santificando-se no amor. São Paulo diz (Ef 5,25.32) : "Marido ame sua esposa como Cristo ama a Igreja... É grande este mistério: refiro-me à relação entre o Criador e a sua Igreja".

O Criador pôs na mente dos seres humanos: impulsos e leis que os leva a constituírem um pacto de amor. Esse pacto é para serem felizes e para que gerem e eduquem filhos. Entre os batizados esse pacto foi elevado por Cristo à dignidade de sacramento.

O sacramento do matrimônio requer disposição para a indissolubilidade e abertura para a fecundidade.

A Igreja não admite a poligamia ( estar casado ao mesmo tempo com várias pessoas) nem aprova o divórcio. A recusa da fecundidade (evitar filhos) desvia o matrimônio do seu dom mais excelente, a prole (filhos).

O lar deve ser uma Igreja doméstica, uma escola de virtudes e de bons exemplos. Os filhos são iniciados na fé pelos pais os quais lhes ensinam a ser cristãos desde pequeninos quando lhes ensinam a rezar antes de dormir. Os filhos imitam os pais.

Por outro lado, não temos o direito de julgar pessoas que vivem separadas do seu cônjuge, tendo ou não a culpa pela separação. Pois só a Deus cabe o direito de julgar. Seria bom se pudéssemos fazer alguma coisa pela reconciliação dos dois. Mas uma coisa, nós podemos fazer. Através do nosso exemplo e da nossa evangelização, podemos fazer muito pela união indissolúvel dos casais. Isto é, impedir que eles um dia venham a se separar.

A Igreja insiste em que tratemos com caridade os que vivem em situação irregular e os ajudemos a cumprir seus deveres familiares.

UNÇÃO DOS ENFERMOS: É o sacramento que dá uma graça especial ao cristão com doença grave ou velhice.

Através desse sacramento o sacerdote pede a Deus ( Tiago 5,14):

a- A cura, se for para o bem do enfermo;

b- Paciência e conforto na doença;

c- O perdão dos pecados;

d- A união com Cristo, através da comunhão que recebe, e, ( se Deus quer levá-lo) a graça de uma boa morte.

o Bispo e padres podem dar este sacramento. Usam óleo bento pelo bispo ou pelo padre ( em caso de necessidade), fazendo unção da fronte e das mãos com a prece "litúrgica".

CRISMA OU CONFIRMAÇÃO: Crisma é o sacramento que nos dá o Espírito Santo, aperfeiçoa a graça do Batismo, une-nos mais firmemente a Cristo e à Igreja, para darmos testemunho de fé cristã pelo exemplo e pela palavra.

Quem administra este sacramento é o bispo lembrando a unidade da Igreja. Porém, em perigo de morte, qualquer presbítero (padre) pode dar a confirmação. Quem vai receber a crisma deve ter vivência de fé cristã, e está disposto a dar testemunho de Cristo, por palavras e atitudes, na paróquia, e em todos os ambientes de sua convivência.

O rito da confirmação é a unção com o óleo chamado "Crisma", na fronte do batizando com a imposição: "Recebe o selo do dom do Espírito Santo".

O crisma é necessário para a complementação da graça batismal. O cristão fica enriquecido da força do Espírito Santo.

A Crisma é a confirmação na fé e a complementação do batismo. Ele nos torna mais responsáveis para: Dar testemunho de fé cristã; Defender Cristo e a Igreja; Difundir o Evangelho por atitudes e palavras. Não tenhamos medo de evangelizar, pois o Espírito Santo é quem fará isto através de nós. Os apóstolos quando receberam o Espírito Santo proclamaram por vários lugares as maravilhas de Deus.

A Confirmação é dada somente uma vez, e isto deve coincidir com a idade da razão. Quando o jovem já pode decidir por si mesmo se quer confirmar as promessas do seu Batismo, isto é, ele confirma que quer mesmo ser cristão. Porém em perigo de morte, a confirmação pode ser dada em menor idade.

Sem a confirmação a iniciação cristã do indivíduo fica uma coisa inacabada, não confirmada.

Para receber o sacramento da Crisma, o jovem cristão deve estar em estado de graça. Para tal é necessário fazer uma boa confissão dias antes.

O padrinho e a madrinha do crismando devem ser , de preferência, os mesmos do seu batismo. Mas se isso não for possível, podem ser outras pessoas.

OS EFEITOS DA CRISMA:

A Crisma enraíza-nos mais profundamente na filiação divina; une-nos mais solidamente a Cristo; aumenta em nós os dons do Espírito Santo; torna mais perfeita a nossa vinculação com a Igreja.

Dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação , como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca mais sentir vergonha em relação à cruz ;

Concluindo: A crisma nos santifica, nos transforma em cristãos atuantes, aumenta a nossa responsabilidade de cristãos, e nos faz felizes.

P E C A D O

O objetivo da confissão é nos libertar do pecado. O ser humano foi criado por Deus com liberdade para amar e ser amado.

Porém, o mau uso dessa liberdade impede o homem e a mulher de atingir o seu principal objetivo na vida. Que é ser feliz. Quando usamos mal a nossa liberdade, nós cometemos pecado.

Pecado, portanto, é a recusa do homem e da mulher, do plano de Deus. Pecar é dizer não a Deus e sim ao nosso egoísmo. Exemplo: Quando um casal se separa, não está preocupado com o futuro dos filhos, mas sim consigo mesmo. E isso é egoísmo.

Pela liberdade, nós temos o poder dado por Deus, de escolher o caminho do bem ou o caminho do mal. E cada vez que escolhemos o mal, recusamos o amor de Deus. A recusa do amor de Deus traz a infelicidade, a qual, é repartida com os familiares. Pecar é romper com o amor de Deus. Pecar é não seguir a vontade de Deus. Pecado é não crer em Jesus e não amar o irmão. Isto porque se o mandamento é "Amar a Deus com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento e ao próximo igual a ti mesmo", logo toda e qualquer atitude que não for expressão de amor a Deus e ao irmão, é pecado.

Tem gente que diz: "Eu não matei, não roubei, portanto eu não pequei". Errado. Porque podemos matar aos poucos as pessoas, quando as magoamos ou prejudicamos de alguma forma.

Eis alguns exemplos de pecado: Deixar de amar a Deus e as pessoas, ter ciúmes, inveja, ser indiferente, ser egoísta orgulhoso (auto suficiente),não aceitar Jesus como Senhor e Salvador, desobedecer os mandamentos de Deus, odiar, ofender ou prejudicar deliberadamente as pessoas, apegar-se exageradamente ao dinheiro e aos bens materiais ( como se fossem tudo na vida), exagerar na comida e na bebida, usar mal o sexo. Sozinho(a) ou com outras pessoas, fora do casamento.

A consciência do pecado: O pecado é tanto mais grave quanto maior for a consciência da pessoa. Por consciência entendemos, a nossa noção de pecado, noção do que certo e do que é errado.

Exemplos: Se eu não sei que é errado fazer uma certa coisa e eu a fizer, eu não pequei. Por outro lado, o meu pecado será maior se eu sei que estou errado... ...mas eu vou fazer ...

Quanto mais distante de Deus pelos pecados pessoais repetidos, menos a pessoa percebe o próprio pecado e, ao afastar-se progressivamente de Deus, perde até a noção de pecado. Isso acontece com aquelas pessoas que estão vivendo no mundo do crime. A sua consciência já não acusa mais com tanta intensidade quando elas pecam. E isso é a pior coisa que pode nos acontecer. Não ter mais consciência do próprio erro ou pecado.

Por outro lado, quando, por exemplo, nos aproximamos da luz, podemos perceber com mais nitidez, uma sujeira em nossa roupa. Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, que é luz, tanto mais ela percebe os próprios pecados. E isso aumenta a própria responsabilidade. Mais eu sei que tenho que responder pelos meus atos. Porque a luz de Deus faz com que os meus pecados apareçam, ou sejam vistos...

Foi por isso que Jesus disse: "Ama a Deus segundo o teu entendimento... ... e ao próximo como a ti mesmo..." Eu estudei o evangelho e sei, entendo, que devo rezar pelos meus adversários. Se não rezo, peco mais que alguém que ignora isso.

CLASSIFICAÇÃO DOS PECADOS: Os pecados se classificam em: Pecados Graves e Pecados Leves.

A- FALTAS - São defeitos inerentes ( ligados ) a natureza. Ex. Uma pessoa que come demais...

B- PECADOS LEVES - (veniais): São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. "Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte" (I Jo 5, 17 ).São faltas (pequenas) praticadas conscientemente. (Ex. comi muito. Mesmo sabendo que é pecado).

C- PECADOS GRAVES OU MORTAIS: Pecados Graves(mortais): São ofensas graves à Deus ou ao próximo. Apagam a caridade na mente do homem; desviam o homem de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, merece a morte eterna, conforme o testemunho da Escritura: "Há pecado que leva à morte" (I Jo 5,16b).

São assim chamados, porque matam ou destroem a relação de amor com Deus, matam a vida espiritual, desligando a pessoa da vida divina como o ramo que é cortado do tronco, e morre.

"Eu sou a videira vocês são os ramos..." Nesta parábola, Jesus quis nos dizer que semelhante ao ramo que após desligado da árvore murcha e morre, nós também, quando desligados de Deus pelo pecado grave, passamos a não ter a vida da graça. Se morrermos neste estado de pecado, não iremos para a vida eterna, mas sim para o inferno. Viu como isso é grave?

Para que um pecado seja grave ou mortal, é preciso haver:

1 - Matéria grave : como roubo, aborto, ódio, ofensa, calúnia, assassinato, injustiça social, uso do sexo (fora do casamento) com companheiro(a) ou em situação indevida... etc

2 -Conhecimento pleno : Quando a pessoa sabe que aquilo que vai fazer é contra a vontade de Deus ou contra os seus mandamentos.

3 - Consentimento pleno : É quando a pessoa tem liberdade suficiente para agir, isto é, fazer ou não fazer aquilo, e o faz. Observação: não pecou, aquele que diante de uma situação de tentação, ou pecado, não foi livre o suficiente para não fazer aquilo. Ex. Estupro, ameaça com arma, pressão, desespero de causa (fome, sede, medo) , demência, loucura etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário