IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

terça-feira, 12 de maio de 2009

P E C A D O

O objetivo da confissão é nos libertar do pecado. O ser humano foi criado por Deus com liberdade para amar e ser amado.

Porém, o mau uso dessa liberdade impede o homem e a mulher de atingir o seu principal objetivo na vida. Que é ser feliz. Quando usamos mal a nossa liberdade, nós cometemos pecado.

Pecar é desobedecer voluntariamente a lei de Deus. Isto é, quando eu sei que uma coisa prejudica a mim ou aos outros e mesmo assim eu faço essa coisa, eu errei, eu pequei. Ao contrário, quando eu não sei que é errado fazer uma certa coisa e eu a faço, não pequei.

Pecar é dizer não a Deus. É não aceitar o seu plano de amor seguindo o caminho errado. O caminho do vício do ódio da vingança, da maldade...

Pecado, portanto, é a recusa do homem e da mulher, do plano de Deus. Pecar é dizer não a Deus e sim ao nosso egoísmo. Exemplo: Quando um casal se separa, não está preocupado com o futuro dos filhos, mas sim consigo mesmo. E isso é egoísmo.

Pela liberdade, nós temos o poder dado por Deus, de escolher o caminho do bem ou o caminho do mal. E cada vez que escolhemos o mal, recusamos o amor de Deus. A recusa do amor de Deus traz a infelicidade, a qual, é repartida com os familiares. Pecar é romper com o amor de Deus. Pecar é não seguir a vontade de Deus. Pecado é não crer em Jesus e não amar o irmão. Isto porque se o mandamento é "Amar a Deus com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento e ao próximo igual a ti mesmo", logo toda e qualquer atitude que não for expressão de amor a Deus e ao irmão, é pecado.

Tem gente que diz: "Eu não matei, não roubei, portanto eu não pequei". Errado. Porque podemos matar aos poucos as pessoas, quando as magoamos ou prejudicamos de alguma forma.

Eis alguns exemplos de pecado: Deixar de amar a Deus e as pessoas, ter ciúmes, inveja, ser indiferente, ser egoísta orgulhoso (auto suficiente),não aceitar Jesus como Senhor e Salvador, desobedecer os mandamentos de Deus, odiar, ofender ou prejudicar deliberadamente as pessoas, apegar-se exageradamente ao dinheiro e aos bens materiais ( como se fossem tudo na vida), exagerar na comida e na bebida, usar mal o sexo. Sozinho(a) ou com outras pessoas, fora do casamento.

A consciência do pecado: O pecado é tanto mais grave quanto maior for a consciência da pessoa. Por consciência entendemos, a nossa noção de pecado, noção do que certo e do que é errado.

Exemplos: Se eu não sei que é errado fazer uma certa coisa e eu a fizer, eu não pequei. Por outro lado, o meu pecado será maior se eu sei que estou errado... ...mas eu vou fazer ...

Quanto mais distante de Deus pelos pecados pessoais repetidos, menos a pessoa percebe o próprio pecado e, ao afastar-se progressivamente de Deus, perde até a noção de pecado. Isso acontece com aquelas pessoas que estão vivendo no mundo do crime. A sua consciência já não acusa mais com tanta intensidade quando elas pecam. E isso é a pior coisa que pode nos acontecer. Não ter mais consciência do próprio erro ou pecado.

Por outro lado, quando, por exemplo, nos aproximamos da luz, podemos perceber com mais nitidez, uma sujeira em nossa roupa. Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, que é luz, tanto mais ela percebe os próprios pecados. E isso aumenta a própria responsabilidade. Mais eu sei que tenho que responder pelos meus atos. Porque a luz de Deus faz com que os meus pecados apareçam, ou sejam vistos...

Foi por isso que Jesus disse: "Ama a Deus segundo o teu entendimento... ... e ao próximo como a ti mesmo..." Eu estudei o evangelho e sei, entendo, que devo rezar pelos meus adversários. Se não rezo, peco mais que alguém que ignora isso.

CLASSIFICAÇÃO DOS PECADOS: Os pecados se classificam em: Pecados Graves e Pecados Leves.

A- FALTAS - São defeitos inerentes ( ligados ) a natureza. Ex. Uma pessoa que come demais...

B- PECADOS LEVES - São faltas praticadas conscientemente. (Ex. comi muito. Mesmo sabendo que é pecado).

C- PECADOS GRAVES OU MORTAIS: São assim chamados, porque matam ou destroem a relação de amor com Deus, matam a vida espiritual, desligando a pessoa da vida divina como o ramo que é cortado do tronco, e morre.

"Eu sou a videira vocês são os ramos..." Nesta parábola, Jesus quis nos dizer que semelhante ao ramo que após desligado da árvore murcha e morre, nós também, quando desligados de Deus pelo pecado grave, passamos a não ter a vida da graça. Se morrermos neste estado de pecado, não iremos para a vida eterna, mas sim para o inferno. Viu como isso é grave?

Para que um pecado seja grave ou mortal, é preciso haver:

1 - Matéria grave : como roubo, aborto, ódio, ofensa, calúnia, assassinato, injustiça social, uso do sexo (fora do casamento) com companheiro(a) ou em situação indevida... etc

2 -Conhecimento pleno : Quando a pessoa sabe que aquilo que vai fazer é contra a vontade de Deus ou contra os seus mandamentos.

3 - Consentimento pleno : É quando a pessoa tem liberdade suficiente para agir, isto é, fazer ou não fazer aquilo, e o faz. Observação: não pecou, aquele que diante de uma situação de tentação, ou pecado, não foi livre o suficiente para não fazer aquilo. Ex. ameaça com arma, pressão, desespero de causa (fome, sede, medo) , demência, loucura etc.

Deus criou o homem à sua imagem e quis que todos os homens fossem considerados como seus filhos, e que todos fossem respeitados como "irmãos", fazendo de tudo aqui na Terra para um dia merecer a VIDA ETERNA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário