IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

MENS SANA IN CORPORE SANO ( Mente sã em corpo são)

Para que tenhamos um bom desempenho mental, não basta somente estudar. É preciso que o nosso corpo esteja preparado. E isso só se consegue através de uma alimentação sadia e de exercícios diários adequados e bem dosados. Da mesma forma que o nosso corpo precisa do sono, da alimentação, do banho diário, ele precisa de exercícios para funcionar corretamente. Envelhece cedo aquele ou aquela que pensa que viver se resume em comer e dormir. Está cientificamente comprovado que as pessoas que se aposentam e não fazem nenhum tipo de exercício, nem trabalham, morrem logo após cinco anos. Ao passo que os idosos que ao se aposentar continuam trabalhando, fazem exercícios, ou têm o hábito diário da caminhada, esses vivem por muitos anos com boa saúde.

Para a harmonia do corpo e da mente é preciso ter o hábito do exercício físico e do exercício mental ( leitura e oração). Isso acontece porque nós somos compostos de corpo e alma.

O SER HUMANO É FORMADO DE CORPO E ALMA

A alma é a parte imaterial, invisível enquanto que o corpo é a parte material, portanto visível. Assim como a água que é composta de duas partes: hidrogênio e oxigênio ( h2 o), nós somos compostos de corpo e alma. O cientista que só acredita no que toca e vê, não acredita na alma.

A nossa vida terrena é limitada, isto é, termina um dia. Nascemos, crescemos, envelhecemos e um dia morreremos. Na morte ocorre a separação da alma e do corpo. A nossa alma vai: para o céu, ou para o purgatório onde fica um período em purificação antes do céu, ou, poderá ir para o inferno, que é o fogo eterno, anunciado pelo próprio Jesus Cristo.

Todos morreremos um dia: Bonitos, feios, ricos e pobres.

Acontece que vivemos nessa vida muito preocupados com o nosso corpo, como se fôssemos viver para sempre. Uns até cultuam o seu corpo, através da modelagem, tomam anabolizantes, preparam o corpo para exibição pública, o que lhes rende até dinheiro. Os artistas de cinema vivem para o corpo. Nada fora do corpo, tudo para o corpo. E nós, que respiramos, andamos, beijamos, fazemos tudo imitando os astros do cinema, também somos por demais preocupados com as aparências externas do nosso corpo. As garotas se preocupam em passar cremes no rosto para ficarem mais bonitas, e às vezes até se esquecem da boa alimentação. Outras até fazem dietas exageradas para ficarem esbeltas, onde às vezes ficam com anemia. Mas se esquecem (ou não sabem), que o certo é ter uma dieta sadia, praticar exercícios físicos diários, ter bons pensamentos, pois que na verdade é isso tudo o que vai lhes dar a beleza do seu corpo.

Nós esquecemos que essa vida é passageira como o verão. Ela um dia acaba. Na verdade, nós vivemos na Terra, como que se estivéssemos acampados em uma tenda. Um dia, largaremos tudo e vamos embora. Para onde? Depende de como vivemos a nossa vida. Os destinos, como vimos, são três. E é bom lembrar que seremos julgados por Jesus, que disse como Ele vai nos falar: Ide para a vida eterna, pois tive fome e deste-me de comer. Tive sede e deste-me de beber. Estive doente e me visitastes. Estive preso fostes me ver. Tive frio e me deste agasalho, etc. Já pensou se Ele nos disser: Malditos ide para ao fogo eterno, pois tive fome e não me destes comida. Tive sede e não me destes de beber. Estive doente e não fostes me visitar, etc.?

Fala sério! É bom não se arriscar! Não seria nada engraçado ouvir essas palavras naquele momento. Vamos cuidar do corpo, sim, mas sem exagero, e sem nos esquecer da nossa alma.

Não vamos fazer como certas pessoas que só começam a cuidar da alma, quando o corpo já era. Quando chega a terceira idade, é que, com medo do fogo eterno, começam a fazerem tudo para recuperar o tempo perdido com relação aos cuidados que não dispensaram a sua alma.

A hora é agora! Meditar, rezar, comungar etc. É assim que se prepara para vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário