IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

TODA A VIDA DE CRISTO É MISTÉRIO


Muitas coisas que a gente gostaria muito de saber sobre Jesus, não se encontram nos evangelho, o interessam à curiosidade humana, a respeito de Jesus, não figuram nos evangelhos. Quase nada se sabe da sua vida em Nazaré e mesmo grande parte da sua vida pública não é relatada. O que foi escrito nos evangelhos, foi-o “para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome» (Jo 20, 31).

Os evangelhos por aqueles que foram os primeiros homens a experimentar o fenômeno psicológico da fé a partir de Jesus Cristo. Esses homens receberam a fé e quiseram partilhá-la com outras pessoas. Por isso escreveram toda sua experiência com O Filho de Deus, especialmente o que Ele disse e fez como no caso dos milagres. Tendo eles conhecido, pela fé, quem é Jesus, puderam ver e fazer ver os traços do seu mistério em toda a sua vida terrena. Desde os primeiros momentos de vida até o último suspiro e depois da ressurreição, tudo, na vida de Jesus, é sinal do seu mistério. Através dos seus gestos, milagres e palavras, foi revelado que “n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade”. A sua humanidade aparece, assim, como sacramento, isto é, sinal e instrumento da sua divindade e da salvação que Ele veio trazer. O que havia de visível na sua vida terrena conduz ao mistério invisível da sua filiação divina e da sua missão redentora.

Toda a vida de Cristo é revelação do Pai, nos mínimos detalhes, como palavras, gestos, atitudes, seus silêncios, sofrimentos, enfim, em todo o seu modo de ser, realmente quem o viu, viu o Pai. Tendo-Se nosso Senhor feito homem para cumprir a vontade do Pai, os menores detalhes dos seus mistérios manifestam o amor de Deus para conosco.

Toda a vida de Cristo é mistério de redenção ou salvação. E Mas este mistério está atuante em toda a vida de Cristo, culminando pelo sangue da cruz. Nascendo em uma manjedoura, fazendo-Se pobre, nos enriquece com a sua pobreza; na vida oculta que, pela sua obediência , repara a nossa insubmissão; na palavra que purifica os seus ouvintes: nas curas e expulsões dos demônios, pelas quais toma sobre Si as nossas enfermidades e carrega com as nossas doenças; na ressurreição, pela qual nos justifica, nos redimindo, ao oferecendo-se ao Pai em perdão dos nossos pecados. Tudo o que Jesus fez, disse e sofreu tinha por fim restabelecer o homem decaído na sua vocação originária. É por isso que dizemos que toda a vida de Cristo é mistério de recapitulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário